domingo, 11 de novembro de 2007

Leia o interessante texto da aluna Patrícia: Privacidade na adolescência

Privacidade: Eu como adolescente posso dizer que privacidade é a palavra-chave para todos nós, pois quando entramos na puberdade tudo começa a mudar. Nos sentimos diferentes de tudo e de todos, nosso corpo começa a mudar, nossa mente começa a girar, surgem novas idéias, angústias, músicas, palavrões, etc. De tão diferentes que nos sentimos precisamos de muita privacidade para podermos nos descobrir aos poucos.

Quando nós, meninas, entramos na adolescência a nossa cabeça muda, “gira” de um modo que nunca girou antes, começamos a nos maquiar, notar mais nosso corpo e quando aparecem as espinhas não dá vontade de sair para rua. Ficamos horas diante do espelho tirando e botando roupas até que por fim colocamos a primeira ou a segunda roupa que escolhemos antes. Depois vem o perfume, maquiagem, brincos, etc. E é por isso precisamos de privacidade.

Já os meninos não são tão inseguros quanto as meninas. Eles trabalham seus músculos, vestem a primeira roupa que cai do armário quando eles abrem. Não ligam para espinhas e estão pouco preocupados com a opinião dos outros sobre eles mesmos, mas não é por isso que eles não precisam de privacidade.


Nós precisamos nos descobrir como tem que ser, temos que nos achar dentro de nós mesmos para que um dia possamos nos achar perante a sociedade. Trabalhar, curtir a vida, constituir uma família, ver nossos filhos crescerem com privacidade e lembrar de como foi boa a nossa adolescência e quando envelhecermos desencanar.

2 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Parabéns!
Belo texto! Essa fase da vida é cheia de conflitos, mas são necessários para as descobertas. Abração!

Unknown disse...

Olá!
Eu sou a autora do livro "A primeira vez a gente nunca esquece". Adorei a idéia do teatro! Vocês filmaram? Gostaria de ver... meu e-mail de contato é o patyfbrj@yahoo.com.br ou contato@patriciabarboza.com Aguardo o contato de vocês! Beijos. Patricia Barboza.