segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sexualidade: qual o momento certo para iniciar?

A iniciação sexual, cada vez mais precoce, traz sempre uma dúvida a pais e filhos: qual a melhor idade para o início das relações sexuais? Embora com os filhos homens seja diferente, é extremamente difícil, para a maioria dos pais, aceitar que sua filha tenha relações sexuais com o namorado. Isso pode criar uma barreira na família com relação a sexo, geralmente dificultando o diálogo. Na cabeça da adolescente surge, então, o dilema: de um lado o namorado, forçando a barra para o sexo e as amigas, muitas das quais “já foram”, como costumam dizer; de outro, os pais que, independentemente da idade, sempre pensarão ser cedo para a filha solteira iniciar sua vida sexual.

Nada melhor do que encontrar um meio-termo, procurando educar, principalmente as meninas, de uma maneira menos rígida, não mostrando o sexo como proibido e errado, mas sim como uma coisa que pode ser muito boa, se iniciado no momento certo. Isso pode reabrir o diálogo entre pais e filhos e evitar problemas conhecidos como AIDS e gravidez indesejada.

Mas quando é o momento certo? Quando ele chega? Talvez seja aquele momento em que a pessoa, independentemente da idade, sinta-se preparada para o sexo. Por vontade própria e por saber que é chegada a hora. Não será pela pressão do namorado ou das amigas e nunca, também, só por curiosidade. Estar preparado para o sexo também significa saber suas conseqüências e evitá-las. Evitar gravidez indesejada e a AIDS é de extrema importância.

Uma iniciação sexual ruim, com incertezas e sentimentos de culpa, pode acarretar marcas irrecuperáveis para a sexualidade causando, às vezes, disfunções sexuais comparáveis àquelas decorrentes de uma educação familiar extremamente rígida, onde o sexo é mostrado invariavelmente como sujo ou pecado.

Conclusão: Deus, quando da Criação – fez o homem e a mulher – duas pessoas com sexos diferentes para que através deles (dos sexos) encontrassem a plena realização no amor e para que através do sexo, o gênero humano fosse preservado no mundo.

A sexualidade é algo fundamental para o ser humano, acompanhando suas manifestações em todas as fases da vida, fonte de felicidade e realização que envolve acima de tudo, uma relação amorosa e íntima com outro ser humano.

Colaboração: Denise Ramos, Psicóloga

Nenhum comentário: